Como tirar catarro preso na garganta? 5 remédios fáceis

Como tirar catarro preso na garganta? 5 remédios fáceis

Se você está lutando com catarro na garganta, você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem desta condição, que pode ser causada por alergias, ar frio, poeira ou fumo. Os sintomas incluem tosse, dificuldade para engolir, rouquidão e dor de garganta.

Felizmente, existem vários remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas de catarro na garganta. Estes incluem gargarejo com água morna e sal, beber líquidos quentes, inalar vapor e tomar mel e limão. A hortelã-pimenta também é um remédio útil para catarro na garganta.

Se você está procurando alívio para seus sintomas relacionados ao catarro, experimente um desses remédios caseiros hoje!

As causas do catarro na garganta

1 – Alergias

As alergias são uma causa comum de catarro na garganta. As reações alérgicas ocorrem quando o corpo confunde uma substância inofensiva com um invasor nocivo. Quando isso acontece, o corpo produz histaminas, que são substâncias químicas que causam sintomas como coriza, olhos lacrimejantes e congestão. Algumas pessoas também experimentam dor de garganta e tosse quando têm alergias.

2 – Ar frio

O ar frio também pode causar catarro na garganta. Quando você respira ar frio, irrita o revestimento da garganta e das vias aéreas, fazendo com que elas inchem e produzam muco. Isso pode levar a tosse e dor de garganta.

3 – Poeira

A poeira também pode ser um gatilho para catarro na garganta. As partículas de poeira podem irritar o revestimento da garganta e dos pulmões, fazendo com que produzam muco para se proteger. Isso pode causar tosse e dificuldade para respirar.

4 – Fumar

Fumar é outra causa comum de catarro na garganta. A fumaça do cigarro contém milhares de produtos químicos que podem irritar os pulmões e a garganta. Essa irritação provoca a produção de muco, que pode levar à tosse e dificuldade para respirar.

Sintomas de catarro na garganta

1 – Tosse

O sintoma mais comum de catarro na garganta é a tosse. A tosse pode ser seca ou produtiva, o que significa que traz catarro. Uma tosse produtiva geralmente é um sinal de que seu corpo está tentando se livrar do excesso de muco. Em alguns casos, uma tosse produtiva também pode ser um sintoma de outras condições subjacentes, como alergias, asma ou bronquite.

2 – Dificuldade em engolir

Outro sintoma comum de catarro na garganta é a dificuldade em engolir. Isso pode ser devido à inflamação da garganta ou esôfago causada pelo muco. Em alguns casos, as pessoas com catarro na garganta também podem sentir náuseas ou vômitos.

3 – Rouquidão

A rouquidão é outro sintoma comum de catarro na garganta. Isso acontece quando o muco irrita as cordas vocais, fazendo com que elas inchem e produzam um som rouco quando você fala.

4 – Dor de garganta

A dor de garganta é outro sintoma comum associado à fleuma na garganta. A dor geralmente é causada pela inflamação dos tecidos da garganta devido à presença de muco.

Os melhores remédios caseiros para catarro na garganta

1 – Faça gargarejos com água morna e sal

Gargarejo com água morna e sal é um dos remédios caseiros mais eficazes para catarro na garganta. O sal ajuda a quebrar o muco e o calor acalma a garganta.

2 – Beber líquidos quentes

Beber líquidos quentes é outra ótima maneira de se livrar do catarro na garganta. O calor ajuda a diluir o muco, facilitando a tosse.

3 – Inalação de vapor

A inalação de vapor também é um remédio eficaz para a fleuma na garganta. O vapor ajuda a soltar o muco, tornando-o mais fácil de expelir.

4 – Mel e limão

Mel e limão também são ótimos ingredientes para se livrar do catarro na garganta. O mel ajuda a revestir a garganta e o limão fornece vitamina C, que aumenta a imunidade.

5 – Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é outra ótima erva para se livrar do catarro na garganta. Tem mentol, que ajuda a quebrar o muco e limpar o congestionamento.

Conclusão

Se você está sofrendo de uma garganta cheia de catarro, há várias coisas que você pode fazer para se livrar dele. Primeiro, tente fazer gargarejos com água morna e sal. Você também pode beber líquidos quentes, inalar vapor ou usar mel e limão. Finalmente, a hortelã-pimenta também é um remédio eficaz. Se esses remédios caseiros não funcionarem, consulte seu médico para mais opções de tratamento.