Os cães podem comer frutas?

Os cães podem comer frutas?

Se você é um tutor de cachorro, provavelmente já se perguntou se pode oferecer frutas para o seu amigo peludo. Afinal, as frutas são alimentos saudáveis e nutritivos para os humanos, mas será que os cães também podem se beneficiar delas? A resposta é sim, mas com algumas ressalvas.

As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que podem ajudar a manter a saúde e o bem-estar dos cães. No entanto, nem todas as frutas são adequadas para os cães, e algumas podem até ser tóxicas ou perigosas para eles. Além disso, as frutas devem ser oferecidas com moderação e como complemento de uma dieta balanceada e de qualidade.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as frutas que os cães podem comer e quais são as que devem ser evitadas. Também vamos dar algumas dicas de como oferecer as frutas para o seu cachorro de forma segura e divertida. Confira!

Frutas que os cães podem comer

As frutas que os cães podem comer são aquelas que não contêm substâncias tóxicas ou prejudiciais para eles, e que têm um valor nutricional interessante. Algumas das frutas mais recomendadas para os cães são:

Banana

rica em potássio, vitaminas do complexo B, fibras, magnésio e vitamina A. A banana ajuda na digestão, na saúde da pele e dos pelos, e na prevenção de câimbras. Porém, deve ser oferecida com parcimônia, pois tem muito açúcar e carboidratos.

Maçã

Rica em vitamina A, vitamina E, fibras e antioxidantes. A maçã contribui para a saúde da visão, da pele, dos pelos e do sistema imunológico. Além disso, ajuda a limpar os dentes e a refrescar o hálito dos cães. Mas cuidado: retire as sementes e o cabinho da maçã antes de dar ao seu cachorro, pois eles contêm cianeto, uma substância tóxica.

Laranja

Rica em vitamina C, ácido fólico e potássio. A laranja é uma ótima fonte de energia e imunidade para os cães, especialmente os que praticam atividades físicas intensas. Porém, deve ser oferecida sem casca e sem sementes, pois elas podem causar problemas gastrointestinais. Além disso, evite dar laranja para cães diabéticos ou com problemas renais, pois a fruta tem muito açúcar e ácido cítrico.

Melancia

Rica em vitamina A, vitamina C, potássio e água. A melancia é uma fruta muito hidratante e refrescante para os cães, especialmente nos dias mais quentes. Ela também ajuda na saúde dos rins e do coração. Porém, deve ser oferecida sem casca e sem sementes, pois elas podem causar obstrução intestinal ou diarreia.

Morango

Rico em vitamina C, ácido fólico, fibras e antioxidantes. O morango é uma fruta saborosa e saudável para os cães, que ajuda na imunidade, no controle de peso e na prevenção do envelhecimento precoce. Porém, deve ser oferecido em pequenos pedaços ou amassado, para evitar engasgos ou alergias.

Frutas que os cães não podem comer

As frutas que os cães não podem comer são aquelas que contêm substâncias tóxicas ou prejudiciais para eles, ou que têm um valor nutricional baixo ou nulo. Algumas das frutas proibidas para os cães são:

  • Uva: contém uma substância desconhecida que pode causar insuficiência renal aguda nos cães. Isso vale tanto para as uvas frescas quanto para as passas ou secas.
  • Abacate: contém uma substância chamada persina, que pode causar vômitos, diarreia e problemas respiratórios nos cães. Além disso, o caroço do abacate pode causar obstrução intestinal ou asfixia.
  • Carambola: contém uma substância chamada oxalato de cálcio, que pode causar problemas renais nos cães. Além disso, a carambola tem muito ácido oxálico, que pode causar irritação na boca e no estômago dos cães.
  • Caqui: contém taninos, que podem causar inflamação no intestino dos cães. Além disso, o caqui tem muitas sementes, que podem causar obstrução intestinal ou perfuração no trato digestivo dos cães.
  • Coco: contém muita gordura saturada, que pode causar problemas no fígado e no pâncreas dos cães. Além disso, o coco tem muita fibra insolúvel, que pode causar diarreia ou constipação nos cães.

Como oferecer frutas para os cães

Se você quer oferecer frutas para o seu cachorro de forma segura e divertida, siga estas dicas:

  • Escolha frutas frescas e maduras, de preferência orgânicas ou sem agrotóxicos.
  • Lave bem as frutas antes de oferecer ao seu cachorro.
  • Retire as cascas, caroços e sementes das frutas que podem ser perigosos ou indigestos para os cães.
  • Corte as frutas em pedaços pequenos ou amasse-as com um garfo.
  • Ofereça as frutas como petiscos ou misture-as com a ração do seu cachorro.
  • Varie as frutas que você oferece ao seu cachorro para evitar enjoos ou alergias.
  • Respeite a quantidade adequada de frutas para o seu cachorro de acordo com o seu porte e peso.
  • Observe a reação do seu cachorro após comer as frutas e consulte um veterinário se notar algum sintoma anormal.

Conclusão

Os cães podem comer frutas sim! As frutas são alimentos saudáveis e nutritivos que podem trazer vários benefícios para a saúde dos nossos amigos peludos. No entanto, é preciso saber quais são as frutas permitidas e proibidas para os cães, e como oferecê-las de forma segura e moderada.

As frutas devem ser vistas como complementos de uma dieta balanceada
e de qualidade, e não como substitutos da ração ou da alimentação natural.

Lembre-se sempre de consultar um veterinário antes de introduzir qualquer alimento novo na dieta do seu cachorro, e de respeitar as suas preferências e necessidades nutricionais.