Por que no ENEM só pode caneta preta?

Por que no ENEM só pode caneta preta?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes do Brasil, pois é usada como critério de seleção para diversas universidades públicas e privadas. Além disso, o ENEM também pode ser usado para obter bolsas de estudo, financiamento estudantil e certificação de conclusão do ensino médio.

Por isso, é fundamental que os candidatos estejam atentos às regras e orientações do exame, para evitar qualquer tipo de problema ou eliminação. Uma dessas regras é a obrigatoriedade do uso de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

Mas por que essa exigência? Qual a diferença entre usar caneta preta ou azul, por exemplo? A resposta está na forma como as provas são corrigidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pelo ENEM.

As provas objetivas do ENEM são corrigidas por meio de um sistema de leitura óptica, que reconhece as marcas feitas pelos candidatos no cartão-resposta. Esse sistema é mais preciso e rápido do que a correção manual, mas também é mais sensível às cores e à intensidade das marcas.

A caneta preta é a que tem maior contraste com o fundo branco do cartão-resposta, facilitando a leitura óptica e evitando erros ou dúvidas na hora da correção. Já a caneta azul tem menor contraste e pode gerar confusão no sistema, prejudicando o desempenho do candidato.

Além disso, a caneta preta também dificulta a alteração ou a falsificação das respostas, pois é mais difícil de ser apagada ou sobreposta por outra cor. Por isso, o uso de caneta preta é uma medida de segurança e de garantia da lisura do exame.

Portanto, se você vai fazer o ENEM, não se esqueça de levar uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Assim, você evita qualquer problema na hora da prova e garante que suas respostas sejam corretamente registradas e corrigidas.