Por que o ENEM tem cores diferentes?

Por que o ENEM tem cores diferentes?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio.

O ENEM é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. As provas objetivas são divididas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Uma das características do ENEM é que as provas são aplicadas em dois domingos consecutivos, geralmente em novembro. No primeiro dia, os candidatos fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia, eles fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Cada prova tem a duração de cinco horas e meia.

Mas você já reparou que as provas do ENEM têm cores diferentes? Isso não é por acaso. Na verdade, é uma estratégia do INEP para garantir a segurança e a isonomia do exame. Como assim? Vamos explicar.

O ENEM é aplicado em mais de 1.700 municípios brasileiros, em cerca de 11 mil locais de prova, para mais de 4 milhões de participantes. Isso significa que o INEP precisa imprimir milhões de cadernos de prova, que são distribuídos por todo o país. Para evitar fraudes, vazamentos ou trocas de provas, o INEP utiliza um sistema chamado de “triagem óptica”, que consiste em imprimir os cadernos de prova com cores diferentes, mas com o mesmo conteúdo.

Assim, cada sala de prova recebe um conjunto de cadernos de prova com uma cor específica, que pode ser azul, amarelo, branco ou rosa. Os candidatos recebem um cartão-resposta com a mesma cor do caderno de prova. Dessa forma, o INEP consegue identificar se houve alguma irregularidade na distribuição ou na correção das provas.

Além disso, os cadernos de prova com cores diferentes também têm uma ordem diferente das questões. Por exemplo, a questão número 1 do caderno azul pode ser a questão número 10 do caderno amarelo, e assim por diante. Isso dificulta a possibilidade de cola ou consulta entre os candidatos, pois eles não podem saber qual é a questão correspondente no caderno do colega ao lado.

Portanto, as cores diferentes dos cadernos de prova do ENEM são uma forma de garantir que todos os participantes tenham as mesmas condições de realizar o exame, sem riscos de fraudes ou prejuízos. Mas lembre-se: independentemente da cor do seu caderno de prova, o que importa mesmo é o seu conhecimento e a sua preparação para o ENEM. Boa sorte!