Sisu 2024: MEC divulga resultado da primeira chamada após problemas técnicos

Sisu 2024: MEC divulga resultado da primeira chamada após problemas técnicos

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) liberou o resultado definitivo dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. Originalmente agendada para terça-feira, a divulgação foi adiada devido a problemas técnicos no portal Acesso Único.

O Sisu é um sistema informatizado que reúne as vagas de graduação oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o país. Para este ano, foram disponibilizadas 264.181 vagas para os semestres de 2024, distribuídas em 6.827 cursos de 127 instituições.

O processo seletivo registrou 1.271.301 inscrições, correspondendo a 57,6% dos candidatos aptos para esta edição do programa. Esta foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos. Mais da metade das vagas, 53,6%, são destinadas a ações afirmativas, conforme previsto na Lei de Cotas.

Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula ou registro acadêmico na instituição de 1º a 7 de fevereiro, através do portal Acesso Único. O MEC destaca a importância de os candidatos observarem os procedimentos e documentação necessários, além de estarem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos em edital próprio de cada instituição.

Os não selecionados nesta etapa podem manifestar interesse na lista de espera por vagas resultantes de desistências dos selecionados na primeira chamada, entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A participação na lista de espera também é realizada no portal Acesso Único.

Em 2024, houve apenas uma etapa de inscrição, permitindo que a lista de espera seja utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de ensino superior participantes, para preencher as vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está prevista para 16 de fevereiro.