Tubarão nasce do ovo ou da barriga?

Tubarão nasce do ovo ou da barriga?

Você já se perguntou como os tubarões se reproduzem e como os filhotes nascem? Se sim, você não está sozinho. Essa é uma questão que desperta a curiosidade de muitas pessoas, pois os tubarões são animais fascinantes e misteriosos.

A resposta, porém, não é tão simples quanto parece. Isso porque existem mais de 300 espécies de tubarões no mundo, e cada uma delas tem um modo diferente de se reproduzir e de dar à luz.

De modo geral, podemos classificar os tubarões em três grupos principais, de acordo com o tipo de reprodução: ovíparos, vivíparos e ovovivíparos.

Os tubarões ovíparos são aqueles que botam ovos no ambiente externo. Esses ovos têm uma casca dura e resistente, que protege o embrião dos predadores. Eles são chamados de “bolsas de sereia”, pois têm um formato peculiar, com quatro pontas nas extremidades.

Dentro da bolsa, o embrião se alimenta do saco vitelínico até estar pronto para eclodir. Algumas espécies de tubarões ovíparos são o tubarão-lixa, o tubarão-pintado e o tubarão-porteiro.

Os tubarões vivíparos são aqueles que dão à luz filhotes vivos, como os mamíferos. Nesse caso, os embriões se desenvolvem dentro do útero da mãe, recebendo nutrientes através de uma estrutura semelhante à placenta.

Os filhotes nascem já independentes e aptos a nadar e se alimentar. Algumas espécies de tubarões vivíparos são o tubarão-touro, o tubarão-martelo, o tubarão-azul e o tubarão-baleia.

Os tubarões ovovivíparos são aqueles que combinam características dos dois grupos anteriores. Eles produzem ovos, mas esses ovos permanecem dentro do corpo da mãe até a eclosão.

Os embriões se alimentam do saco vitelínico ou de outros óvulos ou embriões dentro do útero. Os filhotes nascem vivos e também são independentes desde o início.

A maioria das espécies de tubarões é ovovivípara, como o tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-cinzento e o tubarão-mako.

Como você pode ver, os tubarões são animais muito diversos e adaptados aos diferentes ambientes marinhos. Eles têm uma reprodução complexa e variada, que garante a sobrevivência e a evolução desses incríveis predadores.

Agora você já sabe: dependendo da espécie, o tubarão pode nascer do ovo ou da barriga!