SISU 2024: Datas Disponíveis e Novas Regras Reveladas

SISU 2024: Datas Disponíveis e Novas Regras Reveladas

Os candidatos que fizeram o Enem em 2023 aguardam ansiosamente o resultado das provas justamente a data para as inscrições para o SISU

Aqueles estudantes interessados em disputar uma vaga para ingressar em universidades publicas poderão se inscrever no programa a partir do dia 22 até o dia 25 de janeiro de 2024. Com a divulgação dos resultados para o dia 30 de janeiro.

Quais as novas regras do SISU?

O SISU contará com duas grandes mudança. Além da nova lei de cotas, o Sistema de Seleção Unificada, ocorrerá apenas uma vez. Dito isso vamos entender como vai funcionar essas novas regras que irão funcionar a partir de 2024.

Nova lei de cotas

Com essa lei todos os candidatos inscritos no Sisu passam a concorrer vagas de ampla concorrência, independentemente do cumprimento dos critérios para cotas. Já quem não seria aprovado passar a concorrer na categoria de cotas publicas.

O intuito dessa mudança é evitar distorções, sendo assim os resultados dos estudantes com pontuações altas serão considerados de maneira justa e igualitária, sem discriminação.

Dessa forma permite que mais estudantes negros, indígenas e de escolas publicas ingressem nas universidades.

Sisu único

A partir de 2024 o Sisu, ocorrerá apenas uma vez ao ano, sempre nos primeiros meses.

O motivo para essa mudança e que a segunda edição anual trazia prejuízos para as instituições de ensino e para os estudantes que ficavam sem opção de ingresso. Isso acontece porque a edição que ocorre no meio do ano, costumava ter uma alta desistência entre os alunos aprovados além de muitas vagas que não eram ocupadas.

Por isso, o MEC planeja realizar um processo mais simples no decorrer do semestre, apenas para os alunos que desejam trocar de curso de graduação, sem oferecer novas vagas.

Cronograma Sisu 2024

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: entre 30 de janeiro
  • Resultado das listas de espera: determinado pelas universidades