Assuntos de física que mais caem no Enem

Assuntos de física que mais caem no Enem

Você quer saber quais são os assuntos de física que mais caem no Enem? Então, confira este texto que vai te dar algumas dicas de como se preparar para essa disciplina tão importante para o seu desempenho na prova.

A física é uma ciência que estuda os fenômenos naturais e suas leis, desde o movimento dos corpos até a natureza da luz e do som. Ela está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja na tecnologia, na medicina, na energia ou na comunicação.

No Enem, a física faz parte da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que conta com 45 questões objetivas, sendo cerca de 15 delas de física. As questões costumam ser contextualizadas e exigem do candidato a capacidade de interpretar, analisar e resolver problemas envolvendo os conceitos físicos.

Mas quais são os conteúdos de física que mais caem no Enem? Segundo uma análise das provas dos últimos anos, podemos destacar os seguintes temas:

  • Usinas de eletricidade e instalações residenciais: esse tema aborda os conceitos de geração, transmissão e consumo de energia elétrica, bem como as características dos circuitos elétricos residenciais, como tensão, corrente, resistência, potência e consumo.
  • Ondulatória: esse tema estuda o comportamento e as propriedades das ondas, como frequência, comprimento, amplitude, velocidade, período e intensidade. Também aborda os fenômenos ondulatórios, como reflexão, refração, difração, interferência e polarização.
  • Calorimetria: esse tema trata do estudo do calor e da temperatura, bem como das formas de transferência de calor entre os corpos (condução, convecção e radiação). Também envolve os conceitos de capacidade térmica, calor específico, calor sensível e calor latente.
  • Hidrostática: esse tema trata do estudo dos fluidos em equilíbrio, abordando os conceitos de pressão hidrostática, princípio de Pascal, princípio de Arquimedes e teorema de Stevin.
  • Óptica: esse tema estuda a natureza e a propagação da luz, bem como os fenômenos ópticos que ocorrem quando ela interage com diferentes meios. Também envolve os conceitos de espelhos planos e esféricos, lentes delgadas, reflexão e refração da luz.
  • Eletrodinâmica: esse tema estuda o movimento dos elétrons em um condutor elétrico, abordando os conceitos de corrente elétrica, resistência elétrica, lei de Ohm, potência elétrica e energia elétrica. Também trata das associações de resistores em série e em paralelo.
  • Cinemática: esse tema estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com as suas causas. Aborda os conceitos de posição, deslocamento, velocidade média, velocidade instantânea, aceleração média e aceleração instantânea. Também trata dos movimentos uniforme e uniformemente variado.
  • Dinâmica: esse tema estuda as causas do movimento dos corpos, abordando as leis de Newton (primeira lei ou lei da inércia; segunda lei ou princípio fundamental da dinâmica; terceira lei ou princípio da ação e reação). Também trata dos conceitos de força resultante, força peso, força normal, força de atrito e força elástica.

Esses são alguns dos assuntos de física que mais caem no Enem. Mas isso não significa que você deve se limitar a eles.

A física é uma ciência integrada e interdisciplinar, que pode envolver outros temas e áreas do conhecimento.

Por isso, é importante estudar todos os conteúdos com atenção e resolver muitos exercícios para fixar o aprendizado.

Esperamos que este texto tenha sido útil para você se preparar para o Enem. Boa sorte!