O pelo do meu cachorro cai muito: por que e o que fazer

O pelo do meu cachorro cai muito: por que e o que fazer

Se você tem um cachorro, provavelmente já se deparou com pelos espalhados pela casa, principalmente na época das mudanças de estação. A queda de pelo é um processo natural dos cães, que permite adaptar a pelagem às diferentes condições climáticas.

No entanto, se você notar que o seu cachorro está soltando muito pelo, além do normal, pode ser um sinal de algum problema de saúde ou de cuidado. Neste artigo, vamos explicar as principais causas da queda excessiva de pelo nos cães e o que você pode fazer para evitar e tratar esse problema. Acompanhe!

Causas da queda de pelo nos cães

Existem vários fatores que podem influenciar na queda de pelo dos cães, desde questões genéticas até ambientais. Algumas das causas mais comuns são:

  • Doenças alérgicas: os cães podem desenvolver alergias a diversos agentes, como alimentos, produtos químicos, pólen, mofo, pulgas e carrapatos. Essas alergias causam coceira, inflamação e irritação na pele, levando o cachorro a se lamber, se morder e se coçar excessivamente, o que resulta na queda de pelo. Um exemplo de doença alérgica é a dermatite atópica, que é uma sensibilidade do cão ao meio ambiente.
  • Problemas hormonais: algumas alterações hormonais podem afetar a saúde da pele e do pelo dos cães, causando alopecia (perda de pelo) simétrica e sem coceira. Algumas das doenças hormonais que podem provocar esse sintoma são o hipotireoidismo e a síndrome de Cushing.
  • Parasitas externos: pulgas, carrapatos, piolhos e sarnas são parasitas que se alimentam do sangue dos cães e causam coceira, irritação, inflamação e infecção na pele. Além disso, alguns cães podem ter alergia à saliva desses parasitas, o que agrava o quadro. A queda de pelo é uma consequência do trauma provocado pela coceira e pela mordedura do cachorro na região afetada.
  • Infecções bacterianas ou fúngicas: a pele dos cães pode ser infectada por bactérias ou fungos que causam lesões como crostas, escamas, vermelhidão, feridas e pus. Essas lesões podem afetar os folículos pilosos e provocar a queda de pelo localizada ou generalizada.
  • Estresse: assim como nos humanos, o estresse nos cães pode afetar a saúde física e mental dos animais. O estresse pode ser causado por mudanças no ambiente, na rotina, na alimentação ou na convivência do cachorro. O estresse pode levar o cão a desenvolver comportamentos compulsivos, como se lamber ou se morder excessivamente, o que causa danos à pele e ao pelo.
  • Alimentação inadequada: a alimentação é um fator fundamental para a saúde da pele e do pelo dos cães. Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e ácidos graxos, pode comprometer a qualidade e a quantidade do pelo dos cães. Além disso, alguns cães podem ter intolerância ou alergia a certos ingredientes da ração, o que também pode causar queda de pelo.

O que fazer para evitar e tratar a queda de pelo nos cães

A primeira coisa a fazer se você perceber que o seu cachorro está soltando muito pelo é levá-lo ao veterinário para um diagnóstico correto. Somente um profissional qualificado poderá identificar a causa da queda de pelo e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

O tratamento pode variar de acordo com a causa da queda de pelo, mas geralmente envolve o uso de medicamentos orais ou tópicos, suplementos nutricionais, xampus especiais e mudanças na alimentação. O veterinário também poderá orientar sobre os cuidados necessários para prevenir novos episódios de queda excessiva de pelo.

Alguns cuidados básicos que você pode adotar para evitar e tratar a queda de pelo nos cães são:

  • Escovar o pelo do seu cachorro regularmente com uma rasqueadeira adequada para o tipo de pelagem dele. Isso ajuda a remover os pelos mortos e estimula a circulação sanguínea na pele.
  • Dar banho no seu cachorro com uma frequência adequada para o tipo de pelagem dele. O banho deve ser realizado entre uma semana e quinze dias, dependendo da raça e do nível de sujeira do cachorro. O banho ajuda a limpar a pele e o pelo do cachorro e prevenir infecções.
  • Usar produtos específicos para cães na hora do banho, como xampus e condicionadores adequados para o tipo de pele e pelo do seu cachorro. Evite usar produtos humanos ou químicos que possam irritar ou ressecar a pele do seu cachorro.
  • Fazer o controle regular de parasitas externos com produtos antipulgas e anticarrapatos indicados pelo veterinário. Esses produtos podem ser em forma de coleiras, comprimidos ou pipetas aplicadas na nuca do cachorro.
  • Oferecer uma alimentação equilibrada e de qualidade para o seu cachorro. Prefira rações do tipo premium ou super premium, que contêm ingredientes selecionados e nutrientes essenciais para a saúde da pele e do pelo dos cães. Evite dar alimentos humanos ou restos de comida para o seu cachorro.
  • Proporcionar um ambiente limpo, confortável e seguro para o seu cachorro. Evite expor o seu cachorro a situações estressantes ou traumáticas que possam afetar o seu bem-estar físico e emocional.
  • Levar o seu cachorro ao veterinário regularmente para fazer exames preventivos e acompanhar a sua saúde.