Por que as baratas morrem de barriga para cima?

Por que as baratas morrem de barriga para cima?

Você já se perguntou por que as baratas morrem de barriga para cima? Essa é uma curiosidade que muitas pessoas têm ao ver esses insetos nojentos e indesejados em suas casas.

Aqui, vamos explicar algumas possíveis razões para esse fenômeno e também dar algumas dicas de como evitar as baratas em seu ambiente.

Entendendo por que as baratas morrem de barriga para cima

A explicação mais comum para o fato de que as baratas geralmente morrem de barriga para cima tem a ver com algo denominado “posição de flexão”.

Quando a barata está prestes a morrer, ela não consegue manter a tensão nos músculos das pernas e naturalmente cai em um estado de relaxamento.

Nesse estado, as pernas se dobram em direção ao corpo, fazendo com que o centro de gravidade da barata se desloque para trás. Como resultado, a barata perde o equilíbrio e vira de barriga para cima.

Outro fator que contribui para esse fenômeno é o formato do corpo da barata. Elas têm costas ligeiramente arredondadas e gordurosas que as ajudam a espremer e se esconder em fendas estreitas.

Seus corpos bastante volumosos são apoiados por seis pernas longas que lhes dão um alto centro de gravidade. Isso resulta em baratas carregando a maior parte de seu peso em torno de suas costas.

Assim, quando uma barata está morrendo, seu alto centro de gravidade puxa suas costas para o chão. Seus músculos arredondados e enfraquecidos impedem que ela corrija a posição, especialmente em superfícies lisas.

Pesticidas também podem deixar as baratas de barriga para cima

Além da posição de flexão e do formato do corpo, outro motivo que pode explicar por que as baratas morrem de barriga para cima é o uso de pesticidas.

Muitos inseticidas atuam na inibição da colinesterase, uma enzima que regula a transmissão dos impulsos nervosos nos insetos.

Quando essa enzima é bloqueada, os insetos sofrem espasmos musculares e convulsões que podem levá-los a virar de barriga para cima.

Além disso, os pesticidas podem afetar o sistema respiratório das baratas, que têm a abertura dos órgãos respiratórios na face abdominal.

Virar de barriga para cima pode ser uma tentativa de respirar melhor e se recuperar da ação do veneno.