Quais foram as primeiras cidades do Brasil?

Quais foram as primeiras cidades do Brasil?

O Brasil é um país com uma história rica e diversa, que remonta aos tempos da colonização portuguesa. Mas você sabe quais foram as primeiras cidades fundadas no território brasileiro?

Aqui vamos contar um pouco sobre as origens e as características das seis cidades mais antigas do Brasil, segundo alguns critérios históricos e geográficos.

São Vicente (São Paulo)

Foi a primeira vila construída no Brasil e é considerada a primeira cidade do nosso país. Descoberta pela expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, foi fundada pelo português Martim Afonso de Souza, em 1532. Teve um papel importante na produção de açúcar e na exploração do interior do Brasil pelos bandeirantes.

Salvador (Bahia)

Foi a primeira cidade planejada e a primeira capital do Brasil, fundada por Tomé de Sousa, em 1549, na Baía de Todos os Santos. Foi o centro político, administrativo, econômico e cultural da colônia por mais de dois séculos, até a transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763. Destaca-se pela sua arquitetura colonial, pela sua diversidade cultural e pela sua importância histórica.

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Foi fundada por Estácio de Sá, em 1565, como São Sebastião do Rio de Janeiro, para combater a invasão francesa na região. Tornou-se a segunda capital do Brasil em 1763, e a capital da República em 1889, até a criação de Brasília, em 1960. É uma das cidades mais famosas e visitadas do mundo, pela sua beleza natural, pelos seus monumentos e pela sua vida cultural.

João Pessoa (Paraíba)

Foi fundada por Duarte Gomes da Silveira, em 1585, como Nossa Senhora das Neves, na foz do rio Paraíba. Foi a primeira cidade planejada do Nordeste e a terceira do Brasil. Mudou de nome várias vezes ao longo da história, até receber o atual em homenagem ao presidente João Pessoa, assassinado em 1930. É conhecida como a cidade onde o sol nasce primeiro nas Américas.

São Cristóvão (Sergipe)

Foi fundada por Cristóvão de Barros, em 1590, como São Cristóvão do Sergipe del-Rei, na margem direita do rio Sergipe. Foi a primeira capital de Sergipe até 1855, quando Aracaju assumiu o posto. É considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil e Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, pela sua riqueza arquitetônica e artística.

Natal (Rio Grande do Norte)

Foi fundada por Jerônimo de Albuquerque Maranhão, em 1599, como Cidade dos Reis Magos do Natal, na foz do rio Potengi. Foi uma das primeiras cidades fortificadas do Brasil e teve um papel estratégico na Segunda Guerra Mundial, por abrigar uma base aérea americana. É famosa pelas suas praias, pelo seu carnaval e pelo seu clima tropical.