Quais são os parâmetros fonológicos da LIBRAS?

Quais são os parâmetros fonológicos da LIBRAS?

A LIBRAS é a língua brasileira de sinais, usada pela comunidade surda do Brasil. Ela é uma língua visual-espacial, que se expressa por meio de gestos, movimentos e expressões faciais e corporais. A LIBRAS tem uma estrutura gramatical própria, que não se baseia na língua portuguesa.

Para entender como a LIBRAS funciona, é preciso conhecer os seus parâmetros fonológicos, que são as unidades mínimas que formam os sinais. Os parâmetros fonológicos da LIBRAS são:

  • Configuração de mão (CM): é a forma como os dedos e a palma da mão se posicionam para produzir um sinal. Existem 64 configurações de mão diferentes na LIBRAS, que podem ser usadas com uma ou duas mãos, dependendo do sinal.
  • Locação ou ponto de articulação (L): é o lugar onde o sinal é realizado, podendo ser alguma parte do corpo do emissor (como a cabeça, o tronco, os braços, etc.) ou o espaço neutro à frente do corpo. A locação pode indicar o sujeito, o objeto ou o tema da frase em LIBRAS.
  • Movimento (M): é a forma como a mão ou as mãos se deslocam no espaço durante o sinal, podendo ser linear, circular, alternado, simultâneo, etc. O movimento pode modificar o significado ou a intensidade de um sinal.
  • Orientação ou direcionalidade (Or): é a direção para onde a palma da mão ou as pontas dos dedos apontam durante o sinal, podendo ser para cima, para baixo, para frente, para trás, para os lados, etc. A orientação pode indicar a pessoa gramatical, a concordância verbal ou a negação em LIBRAS.
  • Expressões não manuais (ENM) ou marcas não manuais (MNM): são os elementos que acompanham os sinais, como as expressões faciais, os movimentos da cabeça, do corpo e dos olhos. As ENM ou MNM podem indicar o tipo de frase, o modo verbal, a ênfase, a emoção ou a interrogação em LIBRAS.

Esses parâmetros se combinam de forma simultânea e sequencial para formar os sinais em LIBRAS. Cada sinal tem uma forma específica e um significado próprio, que pode variar de acordo com o contexto e a região. Para aprender LIBRAS, é importante observar e praticar os parâmetros fonológicos com atenção e precisão.